VocêCansou de ter madeixas finas e fracas? Então você encontrou o guia completo para mudar essa realidade.

 Ter um cabelo de Rapunzel, com fios fortes, longos e saudáveis é o seu sonho? E conseguir fazer isso sem precisar gastar rios de dinheiro? Seus problemas estão resolvidos.

Continue lendo esse artigo para saber:

Antes de começar a utilizar produtos que fortaleçam os fios, é importante saber se o enfraquecimento capilar não é oriundo de alguma doença, como alopecia.

Alopecia e suas origens

alopecia lonuy

A alopecia é quando acontece a queda total ou parcial dos cabelos ou pelos do corpo. Mulheres e homens, independente da raça ou idade, podem ser afetados. Mas é importante descobrir, quando existe a queda capilar, se é uma queda natural ou realmente a pessoa tem essa doença.

Pois durante a vida do fio, existe a queda natural, pois é um processo importante para o nascimento dos novos fios. A vida de um fio de cabelo passa por três estágios:

Anágena: fase de crescimento do cabelo, que pode durar de 3 a 5 anos;

Catágena: momento em que o fio para de crescer e o folículo capilar começa a regredir. Essa fase dura de 2 a 3 semanas.

Telógena: fase que acontece depois do enfraquecimento máximo do folículo capilar, e é anterior a nova fase de crescimento capilar. Duração entre 3 e 4 meses.

A alopecia pode ter diversas causas, algumas delas são: seborréia, ausência de vitaminas no organismo, alergia, hereditária, entre outras.

Nesse artigo, você pode descobrir mais possíveis causas da alopecia e conhecer os tratamentos existentes para essa doença.

Fortalecer o cabelo com receitas caseiras

fortalecer o cabelo com receitas caseiras

Um modo natural e barato para conseguir ter fios fortes, é fazer uso de receitas caseiras. Por exemplo, a batata, pois seu suco para apresenta vários nutrientes bastante essenciais para os fios, como as vitaminas A, B e C.

Ao realizar essa receita caseira com batata, para fortalecer os fios, é importante que você a utilize na mesma hora, para aproveitar todos os seus nutrientes.

Como fazer a receita:

1º Passo: descasque e rale a batata.

fortalecer o cabelo com receitas caseiras-lonuy-12º Passo: extraia o sumo da batata com o auxílio de um pano de prato


3º Passo: coloque o sumo da batata em um recipiente

Feito esses três passos, aplique o sumo da batata no couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos e então lave normalmente, com o shampoo de sua preferência.

Receita caseira com batata para fortalecer os cabelos

 

mascara de agua de linhaça LonuyUma outra receita muito eficiente também para fortalecer os fios, é a da Máscara de Água de Linhaça. Uma receita super simples de fazer e aplicar.

Para fazer essa receita você vai precisar de duas colheres de sementes de linhaça
e um copo de água morna.

Dentro do copo de água morna, coloque as sementes de linhaça, mexa com uma colher e depois cubra essa mistura com um guardanapo, tampando o copo. Deixe essa mistura descansar por 13 horas. Depois retire as sementes e utilize somente a água.

Para facilitar a aplicação, coloque a água de semente de linhaça em um frasco de spray, pois isso também permite que a água dure mais.

É importante que ao aplicar essa mistura nos fios, seu cabelo esteja lavado e limpo, pois não é necessário enxaguar.  Enquanto espirrar a água de semente de linhaça nos fios úmidos, esfregue seu couro cabeludo com seus dedos, para melhorar a penetração da mistura.

Você quer receber dicas em primeira mão de como cuidar profissionalmente dos seus fios em casa? Inscreva-se:

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não enviamos span

Hidratação para fortalecer o cabelo 

A hidratação também é um estepe importante para fortalecer os fios. A máscara de hidratação Banho de Brilho Lonuy com efeito espelhado é ideal para deixar o cabelo hidratado.

Hidratação para fortalecer o cabelo LonuyEm sua formulação ela possui babosa, D-Pantenol e mel.  A babosa é conhecida por ser rica em uma série de vitaminas, minerais, aminoácidos e outras substâncias benéficas que auxiliam na saúde dos cabelos, tratando as madeixas profundamente e deixando-as mais fortes e hidratadas. Já o D-Pantenol tem o poder de deixar os fios mais espessos, combater as pontas duplas e ter uma ação condicionante, deixando os fios hidratados. E o mel, por sua vez, oferece diversas vitaminas e minerais, além de deixar os fios brilhantes.

COMPRE AQUI =>

A máscara Banho de Brilho Lonuy com efeito espelhado consegue realizar uma hidratação profunda dos cabelos, além de deixá-los sedosos e flexíveis.

Como fortalecer o cabelo cacheado 

Como fortalecer o cabelo cacheado

Fotografia: Francesca Cappa | Flickr

O cabelo cacheado, que é mais seco naturalmente, por conta de seu formato em espiral, o que dificulta a oleosidade natural da raiz chegar até as pontas, também sofre com a falta de hidratação, que pode acarretar o enfraquecimento do fio.

Para fortalecer o fio cacheado alterne as lavagens, deixando o couro cabeludo secar totalmente antes de dormir. Nunca, em hipótese alguma durma com os cabelos molhados, pois pode haver uma proliferação de fungos na raiz, o que enfraquecerá os fios.

Outra dica importante para fortalecer os fios cacheados é cortar regularmente, para remover as pontas duplas.

Fortalecer o cabelo com queda

Máscaras fortalecedoras naturais que oferecem nutrientes para os fios são ótimas para fortalecer o cabelo com queda.

fortalecer o cabelo com queda
Fotografia: Suelen Pessoa | Flick

Uma receita simples e fácil de aplicar é feita com meio abacate, uma gema de ovo, uma colher de sopa de óleo vegetal, uma tampinha de bepantol, uma colher de sopa de extrato de aloe vera, quatro gotas de óleo essencial de alecrim e quatro gotas de óleo essencial de hortelã.

Com o auxílio de um mixer ou liquidificador, bata o abacate com a gema de ovo, para que a mistura fique homogênea e mais fácil de ser aplicada no cabelo.

Adicione à essa mistura óleo de coco, rícino, ou qualquer outro o óleo vegetal de sua preferência. E por fim acrescente o bepantol, extrato de aloe vera, óleo essencial de alecrim e de hortelã.

Depois que a máscara estiver pronta, passe a mistura no couro cabeludo e depois que toda a raiz estiver com o produto, o que sobrar pode ser utilizado no comprimento dos fios. Coloque uma touca e deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos.

Por fim, lave os cabelos com o shampoo e condicionador de sua preferência.

Descubra 7 Táticas para você engrossar o cabelo e ter fios ampliados e volumosos aqui.

Para que essa máscara funcione como um tratamento é importante que ela seja aplicada nos fios uma vez por semana. Após notar que os fios estão mais fortes, a frequência de uso pode cair para uma vez a cada 20 dias ou então uma vez por mês.

Óleo de coco para queda de cabelo, saiba como usar

oleo de coco para queda de cabelo

Fotografia: josep salvia i boté | Flick 

O óleo de coco, famoso óleo vegetal, também tem entre seus benefícios o combate à queda dos cabelos. Contando com vitamina E em sua composição, o produto também hidrata e auxilia em um crescimento mais rápido dos fios.

Muitas pessoas que passaram a usar esse potente óleo vegetal, com o objetivo de frear a queda dos cabelos afirma que o resultado é garantido.

Devido à sua incrível composição, o produto tem a capacidade de agir na porção interna do fio, sendo capaz de reconstruí-lo e fortalecê-lo. Perfeito para cabelos que está secos, opacos e sem vida. Esse óleo é capaz de trazer brilho e muita maciez às madeixas, se utilizado de maneira correta.

Para saber como usar o óleo de coco de maneira adequada e quais tipos de aplicações existem para o produto, leia esse artigo.

Fortalecer cabelo fino

Além de garantir resultados para quem tem problema com a queda capilar, o óleo de coco também é um forte aliado para quem possui cabelos finos e deseja engrossá-los.

Por ter em sua composição ácidos graxos, esse produto consegue trazer resultados para os fios muitas vezes melhor do que qualquer outro produto artificial.

fortalecer cabelo finoExiste uma receita caseira bem simples com esse potente óleo para engrossar os fios. Você vai precisar somente de 2 cocos, um ralador e um coador de pano. Extraia completamente a água dos dois cocos e então extraia totalmente a sua polpa. Passe a polpa em um ralador, até obter uma pasta fina.

Coloque essa polpa em um coador de pano e esprema, até que saia todo o leite. Feito isso, adicione a água de coco a polpa e esprema novamente. Coloque esse leite que se formou em uma panela, a colocando em fogo lento, mexendo sempre lentamente com uma colher de pau.

O calor agirá para separar o leite do óleo. Para facilitar esse processo de separação, você pode usar um coador. Coloque então o óleo em um recipiente de vidro e pronto, você já pode usá-lo.

Para usar você precisa pegar duas colheres do óleo de coco recém produzido, aquecê-lo no microondas e depois deixá-lo esfriar. Ao perceber que o óleo atingiu uma temperatura suportável,  aplique-o da metade do fio até as pontas. Sempre realizando uma massagem nas madeixas durante esse processo.

Você pode também usar uma pequena quantidade no couro cabeludo, sempre massageando com a ponta dos dedos, para ter certeza que o produto está sendo bem absorvido. Coloque uma touca, deixe agir por no mínimo 40 minutos e então lave os cabelos com água fria e shampoo e condicionador de sua preferência. Deixe secar naturalmente, ao ar livre. E antes de dormir, tenha certeza que o couro cabeludo está completamente seco.

Vitamina para fortalecer o cabelo

Assim como nosso corpo precisa de vitaminas para continuar forte para nossos órgãos exercerem cada uma das suas funções, o cabelo também sente quando está carente de vitaminas. E os fios refletem essa ausência por meio de uma aparência enfraquecida ou até mesmo com queda em excesso.

vitamina para fortalecer o cabeloPara repor as vitaminas necessárias nos cabelos é importante utilizar produtos que sejam repletos de nutrientes adequados. A máscara Higth Protein da Lonuy é adequada quando o objetivo é esse, pois possui uma alta concentração de vitaminas, óleo de rícino e aveia.

Por ser uma máscara anabolizante capilar, ela consegue repor a massa dos fios, nutri-los e ainda deixá-los muito mais fortes.

Saiba Mais >>

Arginina: o que é e para que serve?

O corpo humano é o responsável pela produção desse aminoácido, a arginina. Entre seus benefícios estão a melhora da cicatrização, estimulação do sistema imune e do desempenho muscular.

E nos cabelos, ela tem o poder de fortalecer e hidratar, pois aumenta a produção da queratina, proteína extremamente importante para o crescimento e vitalidade dos cabelos.

Para conseguir esses benefícios proporcionados pela arginina, deve-se aumentar o consumo diário de alimentos que sejam ricos em arginina, sempre com orientação de um médico ou nutricionista.

Plantas que ajudam no fortalecimento capilar

plantas que ajudam no fortalecimento capilar

Muitas plantas, ervas, frutas e alimentos naturais também trazem entre seus benefícios o fortalecimento capilar, como o gengibre, alecrim, copaíba, aloe vera, mel, azeite de oliva e abacate.

Existem algumas receitas caseiras com essas plantas e ervas que ajudam muito no fortalecimento da fibra capilar.

Com gengibre é possível fazer uma receita que dá brilho nos fios, elimina o frizz e também fortalece os cabelos. Para realizar essa receita você vai precisar de um gengibre, uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de mel e de 5 a 7 cápsulas de vitamina E.

Após lavar muito bem o gengibre, o descasque e rale. Depois acrescente essa raspa com os outros ingredientes no liquidificador. Pronto, você já pode aplicar a mistura no cabelo, colocar uma touca e deixar agir por 40 minutos. Depois é só lavar com seu shampoo e condicionador prediletos. Para obter os resultados esperados, passe essa mistura uma vez por semana. Antes de aplicar no cabelo, faça um teste prévio, para ter certeza que você não é alérgico a nenhum dos ingredientes.

Outra receita que também apresenta resultado garantido no fortalecimento dos fios é um condicionador a base de ervas e vinagre. Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 5 colheres de sopa de alecrim fresco (50 g);
  • 2 xícaras de água (500 ml);
  • 1 xícara de vinagre de cidra de maçã (250 ml);
  • 6 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 6 gotas de óleo essencial de menta

Separado os ingredientes, pegue as colheres de sopa de alecrim fresco e misture com as duas xícaras de água em uma panela. Coloque essa mistura para ferver durante 30 ou 40 minutos em fogo baixo. Importante deixar coberto enquanto ferve, para evitar que as propriedades da erva evaporem. Passado os 30 ou 40 minutos, coe a mistura com uma peneira de malha fina e deixe que o líquido repouse.

Aguarde até que o líquido fique em temperatura ambiente, e então adicione o vinagre e os óleos essenciais. Mexa com um utensílio de madeira e deixe repousar durante 12 horas.

Depois coloque o condicionador em uma garrafa com um borrifador, para facilitar o processo de aplicação.Sempre deixe o condicionador em um local fresco e escuro.

Aplique o condicionador nos fios limpos e sempre massageie o couro cabeludo com as ponta dos dedos. Deixe secar sem enxaguar e use todos os dias.

O óleo de copaíba também é um importante aliado quando o assunto é fortalecer as madeixas. Essa planta é indicada como anti-inflamatório, antibiótico, antimicótico, cicatrizante, expectorante, vermífugo e antitumoral. Além de tudo isso, ainda oferece seus benefícios  o fortalecimento dos cabelos.

A maneira de usá-lo  é super simples. Basta colocar uma uma gota do óleo em um punhado de shampoo, massagear o couro cabeludo e enxaguar. Também é possível usar o produto nos cabelos já limpos, colocando 20 gotas em 100ml de água dentro de um borrifador. Basta aplicar no couro cabeludo e deixar secar naturalmente.

O aloe vera também é uma planta super potente para fortalecer os fios, pois possui um alto teor de água, antioxidantes e minerais essenciais que, após serem absorvidos, combatem os efeitos negativos dos radicais livres, combatendo assim a queda capilar.

Por ser rico em ácidos graxos naturais, vitaminas C, B6, B2, D, E, o abacate é excelente para recuperar fios maltratados, combater a queda capilar, eliminar o frizz, hidratar e fortalecer.

Saiba mais sobre as máscaras mencionadas na matéria no vídeo abaixo 🙂

Essas são as várias opções de como fortalecer o seu cabelo. Mas, e qual deles você deve escolher? Faça testes e veja qual deu mais resultados para você.